terça-feira, 15 de março de 2011

A carta do índio - lembram?

Respostas dos tópicos


* A relação entre a carta do Cacique americano e a realidade dos indígenas do Brasil é que sendo eles todos índios - é lindo perceber como o pensamento deles é conjunto, como tem uma visão ampla da vida.
Ambos tem sido influenciados por nós, os brancos. E eles nos respeitam: "Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos." Eles tem a consciencia do que fazem e nos ensinam a compreende-los.

* "Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo." Eles tem uma relação com a natureza bem diferente da nossa. Dão muito mais valor a ela e a respeitam como se ela fosse uma deusa. Admiram seu pedaço de terra como se fo
sse diferente de qualquer outro, se apegam a ela bem facilmente.


* Em geral a maioria das pessoas, na minha opinião sendo bem sincera, as pessoas não tem nenhum respeito com a natureza. Não tem afetividade, carinho, para com ela. Não tem a consciência de que agora é a hora. É a hora de cuidá-la como nunca, é a hora de ajudá-la, de protege-la, de quere-la.


                A hora é agora!                                        Alaninha  : b

Nenhum comentário:

Postar um comentário