quarta-feira, 27 de abril de 2011

Emergencia da consciência ecológica

Historicamente, podemos considerar os anos do Pós Guerra como o marco inicial do processo de conscientização social da destrutividade do sistema tecnocientífico humano, e da ameaça potencial desse sistema para a continuidade da própria vida no planeta. Esta conscientização cresceu, gradualmente, até os dias atuais, através do trabalho persistente de setores da comunidade científica, da militância dos movimentos ambientalistas, pacifistas e da contracultura numa primeira fase, com a adesão, na etapa seguinte, da atuação de órgãos governamentais, não-governamentais e internacionais (ONU, BIRD, PNUMA) da iniciativa privada, dos meios de comunicação de massa, e dos demais movimentos sociais e religiosos. Viola & Leis (1995) analisam, oportunamente, esse processo de desenvolvimento do ambientalismo mundial e nacional, que transita de uma forma bissetorial preservacionista para um multissetorialismo orientado para o desenvolvimento sustentável.
Pode-se, de modo sucinto, avaliar que essa cultura ecológica em expansão traz, simultaneamente, conseqüências positivas e negativas. Positivas no sentido que difunde informações sobre problemas sócio-ambientais, influencia comportamentos, desperta para realidades até então esquecidas, assim como para novas possibilidades de ampliação da cidadania. Negativas na medida em que favorece o modismo, a abordagem superficial e acrítica de problemas que exigem reflexão profunda e análise pluridimensional. Negativas, ainda, devido à banalização e mercantilização excessiva da temática e à despolitização do problema. Essa despolitização implica numa leitura alienada do problema, que observa a crise ambiental sem enxergar suas causas profundas e sem questionar o modelo de desenvolvimento econômico, político, cultural e social que lhe dá sustentação (Mansholt, 1973; Herculano, 1992; Morin & Kern, 1995).
Percebe-se assim, no panorama mundial e brasileiro atuais, um duelo de forças favoráveis e desfavoráveis à expansão da consciência ecológica. De modo resumido podemos formular esse conflito em torno de duas categorias básicas, a saber: a daqueles interessados na transformação das relações entre a sociedade e a natureza - embora orientados por diversas propostas ecoanarquistas, ecossocialistas, fundamentalistas, alternativistas entre outras - e a daqueles interessados na conservação da sociedade capitalista industrial, tal como se configura no momento, defendendo apenas pequenos ajustes técnicos e demográficos. Diria até que estes últimos estão interessados em "mudar" para que tudo permaneça como está.


Postado por: Marcelly Costa Teixeira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente?

Água - Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos, faz comida, lava a louça e a roupa, utiliza a descarga.
Energia elétrica - Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no rádio, assiste a programas de TV, lava e seca roupas em máquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores).
Alimentação - Atualmente, muitas pessoas comem mais do que o necessário. É o que mostram os altos índices de obesidade no mundo. Comer em grande quantidade não garante uma boa saúde, pelo contrário.
Consumo e descarte - Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas o tipo de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma.
Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente.  A média de produção de lixo nos grandes centros urbanos é de 1kg por pessoa. É muito lixo!
Transporte - A maioria dos meios de transporte que utilizamos em nosso cotidiano utilizam combustíveis fósseis, ou seja, não renováveis. Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui muito o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.


Todas essas coisas vão destruindo a natureza, mas certamente é possível melhorar muito, com ações simples:
Alimentação - Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Assim, além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo.
Hábitos - Todos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer. 
Consumo - O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de descartáveis.
Moradia - Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.
Transporte - O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível.

Postado por: Barbara Justus


Fonte: http://www.wwf.org.br/

Rituais religiosos

A reflexão de hoje é sobre os rituais religiosos... o que as pessoas costumam fazer, como fazem e o que aprendem através dos rituais... confiram...

  1. O quadro abaixo apresenta os rituais religiosos que costumam fazer parte da educação familiar e religiosa ,de acordo com a sua tradição religiosa
Idade ou fase da vida
Ritual
Processo educativo religioso para o ritual
Recém-nascido
10-12anos
13-15anos
Vida adulta
//                    //



  Batismo
1ª eucaristia
crisma
matrimonio
sacerdócio
Curso p/pais e padrinhos
3 anos de catequese
2 anos
Curso de noivos
Seminário

  1. Em ordem de importância, o que você considera essencial para um bom ambiente familiar e religioso, hoje?                                                                                                                                                                                            
*Amor,união,fé,respeito,religiosidade,fazer,caridade.
Quais os costumes ou características religiosas que você considera ultrapassados em uma família nestes novos tempos de globalização? Justifique sua opinião
*Algumas religiões evangélicas não permitem que as mulheres usem calça nem que cortem o cabelo.

Márcio José S. Junior e Vitória Cecato - 8ª A

domingo, 17 de abril de 2011

Pare Angra III

Gente, assinem por favor, já bastam duas usinas nucleares no Brasil, não queremos mais uma...
O governo brasileiro planeja construir a usina nuclear Angra III e mais sete novas usinas nucleares nos próximos 20 anos. Mesmo após os acidentes nucleares no Japão, Odair Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Atômica, declarou que irá apenas rever as normas de licenciamento de nossas usinas. Ou seja, o projeto de construir Angra III continua.
Diante disto, o Greenpeace decidiu pedir à Justiça a suspensão da licença de operação concedida à Angra III em 2010. Assine esta petição e peça à presidente Dilma que pare Angra III.
Para assinar clique aqui.
Bjos,
Mariana Sturzeneker

Vídeos

Eu estava dando uma olhada no site do Greenpeace e achei uns vídeos bem legais sobre o meio ambiente:
Espero que gostem :)!!!
Mariana Sturzeneker
O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos de transferência:
  • Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar.
  • Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo para a terra ou no mar.
  • Escoamento da terra geralmente atingem o mar.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 Tt por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem com outros 71 Tt de água por ano. A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuição em nevoeiros e orvalho. A água condensada no ar também podem refratar a luz solar para produzir um arco-íris.
O escoamento das águas, muitas vezes recolhe mais de
bacias hidrográficas que correm para os rios. Um modelo matemático utilizado para simular o fluxo do rio ou córrego e calcular os parâmetros de qualidade da água é o modelo de transporte hidrológico. Parte da água é desviada na irrigação e para a agricultura. Rios e mares são importantes para viagens e para o comércio. Através da erosão, o escoamento molda o ambiente criando vales e deltas fluviais que fornecem um solo rico para o estabelecimento de centros de população. Uma inundação ocorre quando uma área de terra, geralmente de baixa altitude, é coberta com água. É quando um rio transborda dos seus bancos ou por uma inundação do mar. A seca é um período de meses ou anos, quando uma região regista uma deficiência no seu abastecimento de água. Isto ocorre quando uma região recebe, sistematicamente, níveis abaixo da precipitação média
 

sábado, 16 de abril de 2011

São Francisco de Assis e a natureza


  A proximidade de Francisco com a natureza sempre foi a característica mais conhecida deste santo. Seu amor adotava toda a Criação, ele cuidava dos animais e não só os tratava 
mas, os chamava de irmãos . Muitas histórias com animais cercam a vida de Francisco de Assis. Elas estão contadas no Fioretti (pequenas flores, em italiano), uma coleção de contos populares sobre este santo.
  Conta a lenda que certa vez ele viajava com seus irmãos e viram ao lado da estrada árvores lotadas de passarinhos. Francisco disse a seus companheiros: "aguarde por mim enquanto eu vou pregar aos meus irmãos pássaros". Os pássaros o cercaram, atraídos por sua voz, e nenhum deles voou. Francisco falou a eles:"Meus irmãos pássaros, vocês devem muito a Deus, por isso devem sempre e em todo lugar dar seu louvor a Ele; porque Ele lhe deu liberdade para voar pelo céu e Ele o vestiu. Vocês nem semeiam nem colhem, e Deus os alimenta e lhes dá rios e fontes para sua sede, montanhas e vales para abrigo e árvores altas para seus ninhos. E embora vocês nem saibam como tecer, Deus os veste e a suas crianças, pois o Criador os ama grandemente e o abençoa abundantemente. Então, sempre busquem louvar a Deus."
  Outra lenda do Fioretti nos fala que na cidade de Gubbio, onde Francisco viveu durante algum tempo, havia um lobo "terrível e feroz, que devorava homens e animais". Francisco teve compaixão pela população local e foi para as colinas achar o lobo. Logo, o medo do animal fez todos os seus companheiros fugirem, mas Francisco continuou e, quando achou o lobo, fez o sinal da cruz e ordenou ao animal para vir até ele e não ferir ninguém. Milagrosamente, o lobo fechou suas mandíbulas e se colocou aos pés de Francisco. "Irmão lobo, você prejudica a muitos nestas paragens e faz um grande mal" disse Francisco. "Todas estas pessoas o acusam e o amaldiçoam. Mas, irmão lobo, eu gostaria de fazer a paz entre você e essas pessoas". Então Francisco conduziu o lobo para a cidade e, cercado pelos cidadãos assustados, fez um pacto entre eles e o lobo. Porque o lobo tinha "feito o mal pela fome", a obrigação da população era alimentar o lobo regularmente e, em retorno, o lobo já não os 
atacaria ou aos rebanhos deles. Desta maneira Gubbio ficou livre da ameaça do predador.

Postado por: Natália Macedo Carvalho

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quem era São Francisco de Assis? E qual era o seu chamado?



  Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como Francisco de Assis, nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis, na Itália. Ele era filho de um rico comerciante de tecidos. Francisco tentou seguir a carreira do pai, mas a tentativa foi em vão. Aos 20 anos alistou-se no exercito do papa. Em Assis ele se dedicou ao trabalho comunitário. Em 1205 enquanto rezava, ouviu cristo dizer-lhe "Francisco, restaura minha casa decadente".
  Não entendendo o chamado, São Francisco vendeu os bens do pai, e o pai logo o deserdou. Com a renuncia aos bens do pai ele deu inicio a vida religiosa.
  A ordem dos frades menores, foi criado por Francisco e outros 11 companheiros, que saíram pregando a palavra de Deus ao povo, com simplicidade e humildade. O trabalho foi muito bem desenvolvido e logo se espalhou por toda a Itália.

Postado por:Natália Macedo Carvalho

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ONG – ISA Instituto Socioambiental

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), desde 21 de setembro de 2001. Fundado em 22 de abril de 1994, o ISA incorporou o patrimônio material e imaterial de 15 anos de experiência do Programa Povos Indígenas no Brasil do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (PIB/CEDI) e o Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) de Brasília. Ambas, organizações de atuação reconhecida nas questões dos direitos indígenas no Brasil.
No final dos anos 1980, uma série de fatos e processos marcaram um período de intensas interações entre diferentes segmentos organizados da sociedade civil brasileira, nas vertentes sociais e ambientais: o processo de formulação e aprovação dos direitos sociais coletivos e do meio ambiente na Constituição Federal (1987/88); a campanha da Aliança dos Povos da Floresta (1989); o Encontro dos Índios em Altamira (Pará) para protestar contra um grande plano oficial de aproveitamento hidrelétrico da Bacia do rio Xingu (1989) e a formação do Fórum Brasileiro de ONGs, Movimentos Sociais Preparatório para a Rio 92 (1990) e a própria Conferência das Nações Unidas (1992).
Fundado em 1994, para propor soluções sustentáveis e integradas a questões sociais e ambientais, o ISA tem como objetivo principal defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos e valorizar a diversidade socioambiental.





Postado Por:  João Victor Cogo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conversa Paralela: "A invenção da imagem e óculos 3d"

Hoje no conversa paralela vamos falar de um assunto legal: o óculos 3d!!!
Se quiser ver o resto deste post: CLIQUE AQUI










Ong's : Faça um cachorro feliz!

Esse post é relacionado à atividade de ensino religioso proposta no dia 05/04/2011


O Grupo Fauna é uma ONG que recolhe cães e gatos abandonados pela cidade, essa ong recolhe os animais, faz um tratamento (Vacinação e castração) com o animal e depois o insere em um programa de adoção de cachorros e gatos. A feira é realizada no ultimo domingo de todo mês no Parque Ambiental (nos toldos) e os animais são disponibilizados para as pessoas verem e adotarem.
O processo é muito simples você precisa ser/estar com uma pessoa maior de 18 anos e mostrar um documento, apos essa etapa, você deve fazer uma entrevista e prencher um formulário, tirar uma foto com seu novo bichinho e PRONTO!!!
Se quiser mais informações:

 Site do Grupo - Clique Aqui
Blog do Grupo - Clique Aqui

Tenha um bom dia!!!

Postado Por: Giuseppe Constantini

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONVERSA PARALELA : "Como surgiu o computador?"

Muitas pessoas já devem ter se perguntado como surgiu o computador que usamos hoje em dia.
Vamos voltar um pouco no tempo para descobrir essa resposta. Para continuar o texto clique em "Continue lendo" ou CLIQUE AQUI








Pequeno UPDATE

Pra quem ainda não percebeu, eu fiz umas melhorias aqui coloquei um banner e foto no perfil do econsciência e coloquei um aplicativo aqui ao lado com algumas postagens "populares".Espero que gostem...

                                                                  Atenciosamente,
                                                                  GIUSEPPE :D
                                                                                                                                  
                                                                                                                                   

domingo, 3 de abril de 2011

Direitos do adolescente

Vamos entrar em outro assunto e falar sobre os direitos do adolescente:
Os direitos da criança e do adolescente foram criados pelo educador Janusz Korczak , que criou os direitos escênciais das crianças e adolescentes, desde seus 15 anos Korczak tinha vontade de redigir um tratado destinado às crianças. Korczak foi um educador com grande preucupação com a população menor de idade.
Sua morte foi trágica, unido à duzentas crianças e adolescentes órfãs morreu em um campo de conscentração nazista.Apartir de 1924 em Genebra o mundo começou a ver o jeito em que Janusz respeitava as crianças e afirmou a necessidade de uma declaração com os direitos da criança e do adolescente.
No dia 20 de novembro de 1959, por unânimidade, a assembléia das Nações Unidas proclamou a Declaração do direitos da criança e do adolescente.
Na declaração os direitos básicos são:
*Alimentação                *Habitação               *Recreação                *Assistência médica            
*Educação                *Cuidados especiais


E com você? Seus direitos de adolescênte sao respeitados?
Postado por: GIUSEPPE RAFAEL RIBAS CONSTANTINI

Que tal começar o dia diferente?

Que tal aproveitar o final de semana para não poluir o meio ambiente? Aproveite e faça caminhadas! Além de estar se exercitando não irá poluir o ar com a fumaça expelida pelos carros, jogue o lixo no lixo, faça exercícios e aproveite o ar fresco para praticar esportes com a família e amigos!




Postado por: Giuseppe Constantini

A importância da natureza na nossa vida

Muitas vezes na nossa vida não paramos para pensar no mundo pois estamos na correria diária com muitas coisas a fazer, mesmo sem perceber a naruteza está presente em tudo no nosso dia a dia. A natureza é responsável por produzir tudo o que você tem, pelos animais ,e além de tudo, da vida no planeta, agora pare para pensar um pouco sobre como o ser humano está prejudicando a natureza...


PENSOU??? Pois bem se você percebeu a natureza é quem permite nossa vida no planeta e o próprio ser humano está devastando a natureza... Pense bem.Colabore .Uma hora isso pode voltar para você. Este vídeo mostra de uma maneira diferente que se homem prejudicar a natureza ele irá prejudicar à ele mesmo:

Postado Por: Giuseppe Rafael Ribas Constantini

quarta-feira, 30 de março de 2011

Objetivos da Campanha da Fraternidade 2011

Nesse ano a igreja propõe como objetivo geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Para cumprir esse objetivo são adotadas as seguintes estratégias:
  • Mobilizar pessoas,comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento;
  • Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
  • Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

Fonte: livro da Campanha da Fraternidade 2011

Emanuela A.M. Ferreira


segunda-feira, 28 de março de 2011

CAMADA DE OZÔNIO

 A camada de ozônio é como um filtro solar para o planeta Terra: além de contribuir para amenizar a temperatura do planeta, protege todos os seres vivos e o meio-ambiente dos raios UV-B, que podem prejudicar a saúde dos humanos e o metabolismo de plantas e animais.
 Porém, na atualidade, a liberação de gases destruidores da camada de ozônio vem aumentando, provocando buracos em nossa camada e colocando em risco a saúde da vida no planeta. 
 Mas podemos fazer a diferença de uma maneira bem simples:
-Prefira produtos SEM SPRAY AEROSOL, pois esses são destruidores da camada de ozônio e estam presentes em nossas próprias casas.
 Esse é um jeito bem fácil de ajudar o meio-ambiente, e todos nós podemos contribuir.
Caroline Salamacha
 

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

David Montes

Drogas mais perigosas do mundo

1º. Heroína:
A heroína ou diacetilmorfina é uma droga opióide natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até 1910, ironicamente (uma vez que é muito mais aditiva) como substituto não causador de dependência para a morfina e antitússico para crianças. A heroína foi proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores. Em forma líquida, ela é usada com uma seringa, que injeta a droga direto nas veias, mas também pode ser inalada.
*
2º. Cocaína:
É classificada uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Em forma de pó, a droga pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração. Em 1863, o químico Angelo Mariani desenvolveu o vinho Mariani, uma infusão alcoólica de folhas de coca, que chegou a ser muito apreciado pelo Papa Leão XIII, que inclusive premiou Mariani com uma medalha honorífica. A Coca-Cola seria inventada em parte como tentativa de competição dos comerciantes americanos com o vinho Mariani importado da Itália. Segundo rumores, o refrigerante continuaria desde a sua invenção até 1903 a incluír cocaína nos seus ingredientes, e os seus efeitos foram sem dúvida determinantes do poder atractivo inicial da bebida. Em 1885 a companhia americana Park Davis vendia livremente cocaína em cigarros, pó ou liquido injectável sob o lema de “substituir a comida; tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor”. Apesar do entusiasmo, os efeitos negativos da cocaína acabaram por ser descobertos.
*
3º. Barbitúricos:
Barbitúricos são sedativos e calmantes. São usados em remédios para dor de cabeça, para hipnose, para epilepsia, controle de úlceras pépticas, pressão sanguínea alta, para dormir. Nos primeiros anos de uso dos barbitúricos não se sabia que poderia causar dependência, mas já havia inúmeras pessoas dependentes. Hoje há normas e leis que dificultam uma pessoa a obter esse composto. Os barbitúricos provocam dependência física e psicológica, diminuição em várias áreas do cérebro, depressão na respiração e no sistema nervoso central, depressão na medula, depressão do centro do hipotálamo, vertigem, redução da urina, espasmo da laringe, crise de soluço, sedação, alteração motora.
* 

 Leonardo Yuji

Cesio 137 o brilho da morte

Antes de setembro de 1987, a idéia de um acidente nuclear em território brasileiro era uma possibilidade remota envolvendo, no máximo, especulações pessimistas sobre as usinas de Angras dos Reis, no Rio de Janeiro ou, talvez, o IPEN, Instituto de Pesquisas de Energia Nuclear da Universidade de São Paulo, onde existe um pequeno reator atômico destinado a pesquisas.
O acidente de Goiânia começou quando uma cápsula de chumbo contendo por volta de 20 gramas de cloreto de césio-137 (CsCl) foi removida de um aparelho de radioterapia abandonado.
Essa cápsula era uma fonte radiativa, um emissor de radiações utilizado para bombardear com precisão células cancerígenas e destruí-las sem afetar os tecidos próximos. Dentro do aparelho e da blindagem, usado sob as condições especificadas, não há contato direto entre o paciente e o material radiativo, apenas um feixe de partículas oriundo da fonte é milimetricamente direcionado à área afetada.
Materiais radiativos como césio 137 emitem radiações ionizantes, feixes de partículas ou de ondas eletromagnéticas capazes de atravessar corpos sólidos, afetando durante o trajeto suas estruturas atômicas. Radiações ionizantes de alta intensidade podem provocar lesões nas células e tecidos vivos, causando uma série de efeitos nocivos que caracterizam o chamado envenenamento por radiação.
Isso aconteceu em Goiânia porque as vítimas tiveram contato físico direto com o material radiativo removido da cápsula protetora. Assim, não só foram expostas à intensidade máxima de radiação sem nenhum controle, como a exposição se deu por tempo prolongado, fatores decisivos para que o envenenamento radiativo se dê.
Na radioterapia, intensidade, tempos de exposição e direcionamento do feixe radiativo são cuidadosamente controlados de modo que apenas as células cancerígenas sejam atingidas e destruídas. Nos equipamentos modernos de radioterapia o Cobalto-60 substitui o césio-137 como fonte radiativa por apresentar melhores resultados técnicos e terapêuticos.

ANGRA III

  Nos últimos dias, temos acompanhado a tragédia nuclear no Japão e suas consequências. Com isso, pudemos ver que mesmo com muitas precauções, a energia nuclear oferece muitos ricos a vida.
  Pensando nisso, o grupo ambientalista Greenpeace lançou uma campanha chamada "A ENERGIA QUE MATA", onde pede através de uma carta para a nossa presidente, Dilma Rousseff, a interrupção do projeto de construção da usina nuclear Angra III, pois em um país tão privilegiado em recursos naturais como o Brasil, temos que aproveitar as energias que não causem tantos impactos ambientais (energias renováveis). Mas para enviar a carta, o Greenpeace pede assinaturas da população brasileira, que podem ser feitas no próprio site do grupo.
  Faça a sua parte, assine a petição "PARE ANGRA III" no site:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
 Caroline Salamacha          

Diga Não !



David Montes

Tratamento

A dependência química é uma doença que necessita de cuidados médicos e doença não se vence, trata-se. É muito comum que os dependentes recusem-se a procurar um tratamento, acreditando que isso seja a demonstração de sua fraqueza ou incapacidade de superar seus problemas de forma auto-suficiente. A verdade é que abandonar uma droga à qual o indivíduo está dependente, não é uma questão apenas de força de vontade, pois o uso freqüente da droga provoca uma real alteração no organismo do usuário e por isso precisa ser tratada. É claro que a contribuição do paciente é necessária, como em qualquer outra doença. É a hora de ser honesto consigo próprio.

O tratamento se faz necessário aos usuários que, apesar das consequências negativas do consumo, não conseguem abandonar espontaneamente o uso, ou seja, quando o usuário não consegue reconhecer os danos causados pela dependência química em sua vida. Pode-se então recorrer à terapia ou tratamento ambulatorial que irá durar de acordo com o grau de severidade da dependência, o quadro clínico e os problemas psicossociais.

Na internação, o paciente passa por uma fase de desintoxicação, faz terapia para tentar entender o que o leva à droga, convive com pessoas que tem problemas semelhantes aos seus e realiza estudos de filosofia de vida, valores do Homem ou espiritualidade. Algumas clínicas utilizam como recurso de tratamento o trabalho na terra ou atividades de marcenaria que ajudam o paciente a entrar em contato com seus sentimentos e a resga

David Montes

A campanha

O fácil acesso às drogas faz com que inúmeras pesquisas confirmem um número crescente de dependentes químicos entre os jovens universitários. A Campanha Contra as Drogas foi uma realização dos alunos de Comunicação Social – Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná [PUCPR] coordenada pelas professoras Denise Werneck e Francieli Mognon, e teve como tema a prevenção do uso de drogas pelos universitários. Os perigos e danos causados foram destacados, assim como a importância da conscientização e do acompanhamento profissional para uma cura efetiva
depois que vc posta avisa

Leonardo Yuji

as drogas

O uso de drogas é um fenômeno mundial e acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Hoje, apesar de variar de região para região, afeta praticamente todos os países. Entretanto, nas últimas décadas, as tendências do uso de drogas – especialmente entre jovens – começaram a convergir. No mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas – quase de 5% da população entre 15 e 64 anos – usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca de metade dos usuários usa drogas regularmente; isto é, pelo menos uma vez por mês. A droga mais consumida no mundo é a cannabis (maconha e haxixe). Cerca de 4% da população mundial entre 15-64 anos usa cannabis enquanto 1% usa estimulantes do grupo anfetamínico, cocaína e opiáceos. O uso de heroína é um grave problema em grande parte do planeta: 75% dos países enfrentam problemas com o consumo da droga.

terça-feira, 22 de março de 2011

Preparou, bebeu, faz

Um exemplo de consciência! A TANG! Foi superlegal eles fazerem uma propaganda com esse tema, não? Desperta o interesse do público em ajudar o planeta. Admiro muito!

                                         Alana Jurkevicz Trevisani ♥
Demorei pra postar de novo... Não vou conseguir postar o vídeo sobre "Meu jeito de mudar o mundo." : (
Já tentei e não deu certo.
Já viram a propaganda da Tang?





Alana Jurkevicz Trevisani ♥

quinta-feira, 17 de março de 2011

Gente a minha amiga que está com o vídeo da entrevista faltou na aula hoje : (

Então... amanhã eu posto o vídeo sem falta = D

                                                                                      ♥  Nana J. T.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Meu jeito de Mudar o Mundo

Projeto ambiental SacoLona

Gente esse projeto é #superinteressante, eles produzem sacolas retornáveis e estojos, necessaires, bolsas com lonas! Para que possamos reaproveitar o plástico, principalmente, que é um poluente muito agressivo.

Amanhã vou postar um vídeo (tentar postar um vídeo) de uma entrevista que eu e algumas amigas minhas vizemos com uma das trabalhadoras que ajuda com o projeto.

Espero que vocês gostem!

Lorena, gostei do seu post amiga. Obrigada.


                                            Até amanhã, abraço, Alana J. Trevisani : )

cacique seattle - foto

foi este homem quem defendeu a sua terra ate o fim,e lutou por ela essa é sua imagem
bejos (:
lorenaa

Os povos indígenas e suas relações com a natureza

Ao pensarmos as relações dos índios com a natureza, devemos estar atentos, antes de mais nada, ao fato de a natureza não se apresentar de forma homogênea e, sim, de ser composta por uma variedade muito diversificada de ecossistemas.
Por ecossistemas, entendemos o conjunto de fatores físicos, ecológicos e bióticos, que caracterizam um determinado lugar e que se estendem por um espaço de dimensões variadas, constituindo-se numa totalidade sistêmica, integrada por fatores abióticos, como as substâncias minerais, os gases e os elementos climáticos isolados, e por organismos vivos, como plantas, fungos, animais, etc.
Nesse sentido, ao contemplarmos as cerca de 560 terras indígenas existentes no Brasil, devemos considerar que cada uma dessas terras está situada em sistemas ecológicos característicos. Assim, podemos dizer que o meio ambiente e seus variados ecossistemas devem ser reconhecidos como um fator gerador do processo cultural das sociedades indígenas, na medida em que os índios e suas organizações sociais tiveram que desenvolver estratégias de adaptação a cada um desses ecossistemas de forma a obter os meios necessários a sua sobrevivência.
Se considerarmos a Região Amazônica, podemos falar, entre outros ecossistemas, das florestas de castanheiras, das matas de cipó, das várzeas, das matas de igapós, das savanas de terra firme, dos rios de água preta, das florestas de terra firme, etc. Cada um desses ecossistemas enseja aos índios uma forma particular de manejo, de forma a otimizar a obtenção dos recursos que são necessários ao seu bem-estar.
Tradicionalmente, as sociedades indígenas não se fixavam a um mesmo território por muito tempo. As aldeias indígenas eram organizadas, levando-se em consideração a quantidade, a qualidade e a distribuição espacial dos recursos indispensáveis ao desenvolvimento de suas comunidades.
Os Kayapó Gorotire, por exemplo, adotam um estilo de vida seminômade, permanecendo por cerca de quatro a cinco meses durante o ano fora de seus povoamentos permanentes. Nesse período, além da caça e da coleta, os Kayapó aproveitam o cerrado para plantar diversas espécies de plantas, formando verdadeiras "ilhas de recursos", utilizadas como fonte de matéria-prima, ervas medicinais e alimentação.
Os índios que vivem nas bacias dos rios de água preta, por sua vez, sabem que as matas de igapó representam importante refúgio para diversas espécies de peixes, que encontram alimento e condições adequadas para a desova. Por essa razão, os índios evitam o plantio de suas roças nesse ecossistema de forma a não perturbar o desenvolvimento do ciclo vital dessas espécies, que se constituem em sua principal fonte de proteína animal. Ao chamarmos a atenção para a observação dos diversos ecossistemas e de como suas características peculiares influenciam a organização social dos índios, sua distribuição demográfica e sua tecnologia, não estamos dizendo que o desenvolvimento cultural dessas sociedades é determinado pelo meio ambiente. Estamos apenas salientando a idéia de que cada ecossistema apresenta possibilidades e limitações, exigindo dos índios diferentes respostas adaptativas.

Lorena Andrielly Gomes