segunda-feira, 25 de abril de 2011

Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente?

Água - Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos, faz comida, lava a louça e a roupa, utiliza a descarga.
Energia elétrica - Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no rádio, assiste a programas de TV, lava e seca roupas em máquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores).
Alimentação - Atualmente, muitas pessoas comem mais do que o necessário. É o que mostram os altos índices de obesidade no mundo. Comer em grande quantidade não garante uma boa saúde, pelo contrário.
Consumo e descarte - Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas o tipo de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma.
Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente.  A média de produção de lixo nos grandes centros urbanos é de 1kg por pessoa. É muito lixo!
Transporte - A maioria dos meios de transporte que utilizamos em nosso cotidiano utilizam combustíveis fósseis, ou seja, não renováveis. Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui muito o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.


Todas essas coisas vão destruindo a natureza, mas certamente é possível melhorar muito, com ações simples:
Alimentação - Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Assim, além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo.
Hábitos - Todos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer. 
Consumo - O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de descartáveis.
Moradia - Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.
Transporte - O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível.

Postado por: Barbara Justus


Fonte: http://www.wwf.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário