A proximidade de Francisco com a natureza sempre foi a característica mais conhecida deste santo. Seu amor adotava toda a Criação, ele cuidava dos animais e não só os tratava
mas, os chamava de irmãos . Muitas histórias com animais cercam a vida de Francisco de Assis. Elas estão contadas no Fioretti (pequenas flores, em italiano), uma coleção de contos populares sobre este santo.
Conta a lenda que certa vez ele viajava com seus irmãos e viram ao lado da estrada árvores lotadas de passarinhos. Francisco disse a seus companheiros: "aguarde por mim enquanto eu vou pregar aos meus irmãos pássaros". Os pássaros o cercaram, atraídos por sua voz, e nenhum deles voou. Francisco falou a eles:"Meus irmãos pássaros, vocês devem muito a Deus, por isso devem sempre e em todo lugar dar seu louvor a Ele; porque Ele lhe deu liberdade para voar pelo céu e Ele o vestiu. Vocês nem semeiam nem colhem, e Deus os alimenta e lhes dá rios e fontes para sua sede, montanhas e vales para abrigo e árvores altas para seus ninhos. E embora vocês nem saibam como tecer, Deus os veste e a suas crianças, pois o Criador os ama grandemente e o abençoa abundantemente. Então, sempre busquem louvar a Deus."
atacaria ou aos rebanhos deles. Desta maneira Gubbio ficou livre da ameaça do predador.
Postado por: Natália Macedo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário